Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

O DEMÔNIO E O ELEITO

Fez um pacto, uma coligação com o Demônio e ganhou as eleições. Festejou. O Demônio veio cobrar a dívida. Foi chegando perto do Eleito. Cutucou suas costas. O Eleito olhou para trás: – O que você quer? Tinha um tom de aspereza na fala dura. – O que é isso? Não se lembra de mim? – Você acha que vou me lembrar de todo mundo? Não vê que fui eleito com milhões de votos? Milhões, entendeu? Sabe o que é isso? Milhões! Não vê minhas ocupações diárias? Nem sei como você passou por minha segurança, por minha assessoria e tem a ousadia de me cutucar pelas costas. Vou chamar minha guarda pessoal! – Calma! Não imaginei que você se esqueceria de quem permitiu sua vitória... – Saia pra lá. Qual é a graça, agora? – Não é graça nenhuma. Você fez uma... (leia mais)

Airo Zamoner




Literatura Paranaense - Provocações Provocações

Teve alguém que disse: “Ou o poeta mata o soneto ou o soneto acaba com a poesia”. E não foi com tal radicalismo que se chegou ao bom poema de nossos dias. Vivem e convivem: quadras, sonetos, sextilhas, trovas, décimas, poesias livres e sem rimas, haicai... Só o féretro da antipoesia deve passar sem o acompanhamento de leitores. A arte é da vanguarda porque rompe o entrave de regimes e ideologias, e o Modernismo é um movimento de vanguarda, por excelência. Aos escritores, artistas e poetas cabe a responsabilidade de guiar os povos, restaurando valores, porque o entulho destrói a sociedade e, isto tem muita importância num mundo aético, de valores invertidos, espalhando e espelhando formas de anticultura. Já virou modismo representar a miséria e, dói-nos dizer, chegam a... (leia mais)

Carlos Zatti




Default



   > Isis Berlinck Renault

  AUTOR  
 
Isis Berlinck Renault
Nascida em São João del Rei, Minas Gerais, Isis Berlinck Renault iniciou sua vida literária participando do II Seminário de Literatura no 1º Grau da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Na busca de mais conhecimentos, fez parte do Workshop de Criação Literária do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica também do Rio. Tomando gosto pela literatura, participou da Oficina da Escrita da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro. Despertada para a literatura infanto-juvenil, inscreveu-se na Oficina de Leitura e Produção de Textos para Crianças na Estação das Letras do Rio de Janeiro. Graduou-se em psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II e pós-graduação em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Isis participou, ainda, da Oficina de Criação de Textos no Atelier Vila das Artes no Rio de Janeiro e do Curso On Line de Criação Literária do Prof. Airo Zamoner, de Curitba - PR. Tem várias obras escritas e deverá lançar em breve o primeiro volume da Coleção “Venha Passear Comigo”, pela Editora Protexto. É formada pelo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro onde, além de cursos de desenho, pintura e perspectiva com professores como Cadmo Fausto, Oswaldo Teixeira, Clau Deveza, Edgar Walter, Manoel Santiago e Aurélio D'Allicourt, fez cursos de História da Arte com o Prof. Carlos Cavalcanti. Paralelamente, fez pintura em porcelana nos estúdios de Arte Djalma de Vicenzi. Afastou-se , por alguns anos da pintura para dedicar-se às letras, com livros de literatura infanto-juvenil, contos e reflexões. Na vida de Isis as artes se complementam, pois, sendo artista plástica, está elaborando as ilustrações que farão parte da obra.