Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

SEMEADURA

Avistando um aglomerado de mercadores, um andarilho gritou, decidido: - Atenção! Fechem o caminho; vou passar! Surpreso ao sentir um toque em seu ombro, voltou-se e deparou com a razão: - Por que agiste desta forma? Não sabes que é preciso caminho aberto para seguir adiante? O andarilho, sentando-se sob gigantesca árvore de multividências, dirigiu-se à razão, num repente: - Pedi que fechassem o caminho para que minha loucura não fugisse... A razão, mais confusa que convencida, argumentou sem hesitar: - Não há coerência no que dizes. Explica-te ou afasta-te de mim! Cruzando os braços sobre os joelhos, o andarilho insistiu: - Não desejei que minha loucura partisse, por não querer viver comprometido com tua existência mascarada... A razão, indignada, protestou sem mais... (leia mais)

Tânia Gabrielli-Pohlmann




Divulgação científica Bioindicadores, relatores ambientais

Bioindicadores são fatores bióticos empregados para o reconhecimento de condições (passadas, presentes ou futuras) de ecossistemas. As espécies estão adaptadas para sobreviver, se reproduzir e realizar relações ecológicas em condições ambientais específicas. Desta forma, a presença de cada tipo de ser vivo indica características físicas, químicas e estruturais do ambiente em que se encontra. De maneira geral, as características dos melhores bioindicadores são: · limites de tolerância estreitos – sensíveis a pequenas mudanças ambientais; · abundância; · identificação... (leia mais)

Maristela Zamoner




Default



   > LUIS CARLOS FERREIRA BERNARDES

  AUTOR  
 
LUIS CARLOS FERREIRA BERNARDES

LUIS CARLOS FERREIRA BERNARDES é professor universitário, nasceu em Porto alegre, Rio grande do Sul. Articulista de diversos jornais e revistas, é também Consultor de Agronegócios e especialista em Gestão Administrativa pela Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai.Através de palestras, divulgou o programa PRONAF AGROINDÚSTRIA e foi responsável pelo projeto que criou a Colonização Nova Mutum, hoje, cidade de Nova Mutum. Foi Assessor Tecnico para assuntos de Cooperativismo na Secretaria de Agricultura e desenvolvimento da Agricultura familiar do estado de Mato Grosso - SEDRAF.