Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto

Divulgação científica Bioindicadores, relatores ambientais

Bioindicadores são fatores bióticos empregados para o reconhecimento de condições (passadas, presentes ou futuras) de ecossistemas. As espécies estão adaptadas para sobreviver, se reproduzir e realizar relações ecológicas em condições ambientais específicas. Desta forma, a presença de cada tipo de ser vivo indica características físicas, químicas e estruturais do ambiente em que se encontra. De maneira geral, as características dos melhores bioindicadores são: · limites de tolerância estreitos – sensíveis a pequenas mudanças ambientais; · abundância; · identificação... (leia mais)

Maristela Zamoner




SEMEADURA

Avistando um aglomerado de mercadores, um andarilho gritou, decidido: - Atenção! Fechem o caminho; vou passar! Surpreso ao sentir um toque em seu ombro, voltou-se e deparou com a razão: - Por que agiste desta forma? Não sabes que é preciso caminho aberto para seguir adiante? O andarilho, sentando-se sob gigantesca árvore de multividências, dirigiu-se à razão, num repente: - Pedi que fechassem o caminho para que minha loucura não fugisse... A razão, mais confusa que convencida, argumentou sem hesitar: - Não há coerência no que dizes. Explica-te ou afasta-te de mim! Cruzando os braços sobre os joelhos, o andarilho insistiu: - Não desejei que minha loucura partisse, por não querer viver comprometido com tua existência mascarada... A razão, indignada, protestou sem mais... (leia mais)

Tânia Gabrielli-Pohlmann




Default



   > MARCOS DAVID BITTENCOURT LEAL

  AUTOR  
 
MARCOS DAVID BITTENCOURT LEAL
MARCOS DAVID: Graduado em Logística Empresarial e posteriormente concluiu Pós-Graduação em Administração Pública pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FATEC.
Natural de Ubaíra cidade do interior no Estado da Bahia. Atualmente divide seu gosto pela literatura com a dedicação ás suas atividades profissionais.
Estreou em 1984 com o livro "RENASCENÇA" - Antologia poética lançada pela Federação Baiana de Escritores e no ano seguinte, pela Editora Abaeté tem seu nome incluido no livro "UNIVERSOS - NA ESPERANÇA DE AMOR E PAZ" com a participação de escritores do Chile, Venezuela, Costa Rica, Argentina, Espanha e Poetas de todo o Brasil.
Ainda Publicou como produção independente os Livros:
 TIMIDEZ - Poesias e Contos - ( 1987)
 SINAL DE ALERTA - Contos  - ( 2005)
Afirmando-se como um romancista inovador e de recursos variados, prosegue com a sua obra inédita, o livro "TREM ESPERANÇA", no qual os personagens confrontam com a realidade da seca nos anos 80 e lutam pela sobrevivência evocando as suas esperanças e desilusões, sem esquecer que o amor também esta presente mesmo nos momentos mais dificies e cruciais da existência.