Aos Professores
A Profa. e Mestre Maristela Zamoner apresenta neste livro inúmeras sugestões de práticas de preservação ambiental possíveis de serem aplicadas por professores, alunos e dançarinos. Os assuntos tratados estão lencados abaixo.
Sumário
APRESENTAÇÃO
2. A NATUREZA INTERDISCIPLINAR DA DANÇA DE SALÃO
Sala de aula
Palco
3. CONCEITOS E PREMISSAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PERTINÊNCIA DE SEU TRABALHO PELA DANÇA DE SALÃO
Fundamentação documental
Premissas
4. A QUESTÃO AMBIENTAL
Ambiente – visão geral
Desenvolvimento e Preservação
Desenvolvimento sustentável
Planejamento integrado
5. ABORDAGENS ESPECÍFICAS
5.1. Biodiversidade
O cenário brasileiro de biodiversidade
Extinção de espécies
5.1.1. Possibilidades de trabalho de biodiversidade e dança de salão
Dimensão cultural
Dimensão artística
Animal dances
Inspiração para criação de passos
Sons do ambiente
Biodiversidade na sala de aula
5.2. Equilíbrio Ecológico
Desequilíbrio ecológico
Fatores de desequilíbrio ecológico
Fatores naturais de desequilíbrio ecológico
Fatores antrópicos de desequilíbrio ecológico
Poluição
5.2.1. Poluição do ar
Classificações
Fontes
Física dos poluentes
Composição dos poluentes
Poluição atmosférica e os seres vivos
Efeito estufa
Fatores naturais influenciados ou acentuados
pela ação antrópica
5.2.1.1. A poluição do ar e a educação ambiental pela dança de salão
O cigarro
Música e coreografia
Palco
Bailes nas escolas de dança de salão
5.2.2. Poluição sonora
5.2.2.1. Poluição sonora e dança de salão
5.2.3. Poluição do solo
Agroquímicos
Alternativas
Lixo
5.2.3.1. Dança de salão e lixo
Músicas
Copinhos de água na sala de dança de salão
5.2.4. Poluição das águas
Poluição química
Qualidade da água
Rios poluídos e recuperação
5.2.4.1. Papel higiênico pigmentado no banheiro dos alunos
6. EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA DANÇA DE SALÃO
6.1. Educação Ambiental pela Dança de Salão para melhor idade: uma experiência na Paraíba
6.2. Educação Ambiental pela Dança de Salão para crianças e adolescentes
6.3. Educação Ambiental no palco – crianças e adolescentes
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8. ANEXO I – Outros desequilíbrios ecológicos
9. ANEXO II – Lei de Educação Ambiental
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS