|
Dança de Salão: conceitos e definições fundamentais
A história deste livro começa com a produção de outro. Havia acabado de entregar para a editora “Etiqueta para Dança de Salão”, que iniciava com um capítulo sobre conceitos.
Eis que determinada circunstância fez surgir a dúvida sobre os livros que vêm sendo utilizados como referências bibliográficas para estudos e produções sobre Dança de Salão. Tal dúvida levou-me à pesquisa que resultou no artigo: “Dança de salão, uma análise das referências bibliográficas utilizadas na produção científica”, publicado na revista argentina Lecturas, Educación Física y Deportes ainda no início de agosto de 2012. Um dos pontos interessantes desta pesquisa, que acabou com o surgimento deste livro, é a revelação de que diferentes autores utilizam o unitermo “Dança de Salão” com significados contraditórios entre si.
Não havia outra saída: voltar à pesquisa histórica, visando a construção de uma sugestão de definição para Dança de Salão e a proposição de conceitos para outras danças com ela confundidas, de forma a distingui-las definitivamente. Embora já tivesse reunido muito material, isto exigiria uma renovação do pensamento e, talvez, mudança de algumas ideias que aceitamos, mesmo sem muito fundamento. Claro, foi preciso certa dose de coragem e ousadia para acreditar que poderia dar início à construção deste pilar teórico da Dança de Salão.
É o resultado de tudo isto que o leitor vai encontrar e saborear nesta obra.
|