Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2526)  
  Resenhas (129)  

 
 
Os filhos di dora
Carlos Augusto Vieira
R$ 67,40
(A Vista)



Kalls - Amanhecer
Diego Lincoln Campos
R$ 42,90
(A Vista)






   > Individualismo ou Comunhão ?



EDSON DIAS
      ARTIGOS

Individualismo ou Comunhão ?

 
INTRODUÇÃO
 
            Hoje, no mundo, o individualismo tem tomado conta das pessoas. O ditado popular “cada um por si e Deus por todos” é repetido em todos os lugares. Até mesmo o casamento, que é uma instituição consagrada perante todos, vêem sofrendo a influência do individualismo. Algumas décadas atrás todos os casamentos eram feitos em comunhão de bens, o que não ocorre mais.
            Esse individualismo é fruto do pecado humano, pois o homem é um ser comunitário, isto é, criado para viver em comunhão. Por mais que tente, o homem não consegue viver sem a ajuda, o consolo e a amizade de outras pessoas.
            Está provado, cientificamente e biblicamente, que a solidão faz mal à saúde – Gen. 2:18
 
DEFINIÇÃO: A  comunhão  consiste  em  um  acordo  em  que  diversas  pessoas  unem-se  e
                      participam juntas de uma determinada coisa.
 
  1. Em Atos 2:42, a comunhão aparece ao lado de outras práticas fundamentais à fé cristã, revelando, assim, sua importância.
    • Em Atos 2:42, comunhão (koinonia) significa compartilhar algo ou alguém. Nesse caso, eles compartilham do mesmo Deus.
 
  1. A expressão mais profunda da comunhão da Igreja se dá quando seus membros participam da Ceia do Senhor. A Ceia gera comunhão entre os crentes, pois participamos todos de um único pão, Jesus Cristo, lembrando-nos de que também somos um só corpo nEle – I Coríntios 10:16-17
 
  1. A conversão quebra as barreiras do isolamento, unindo cada vez mais as pessoas. Espera-se que os convertidos esqueçam as diferenças e tenham comunhão em torno de Cristo – Colossenses 3:9-11
    • Só podemos ter comunhão uns com os outros, na medida em que temos comunhão com Deus. Somente aqueles que são amigos de Jesus podem ser verdadeiramente amigos entre si – I João 1:3
    • A comunhão verdadeira e profunda ocorrerá apenas entre os filhos de Deus  - II Coríntios 6:14-16
 
  1. A nossa comunhão na Igreja custou um preço muito alto: A vida do Senhor Jesus – I Pedro 1:18-19
    • Por isso, não podemos olhar com menosprezo ou indiferença para aquele pelo qual Jesus desceu do céu, sofreu e morreu na cruz para torná-lo nosso irmão.
 
  1. Na bíblia a palavra comunhão (koinonia) também transmite a idéia de companheirismo. Assim, para que exista comunhão na Igreja, devemos nos esforçar para sermos companheiros de todos aqueles que temem a Deus – Salmo 119:63
    • Esse companheirismo deve aparecer principalmente nas horas difíceis – Daniel 2:13 ; 2:17 ; 2:18 ; Eclesiastes 4:9-10
    • Entretanto, devemos saber que fora da comunhão do povo de Deus é importante selecionar os nossos companheiros – Provérbios 13:20 ; 28:7
 
  1. Comunhão produz ousadia.
Você já observou como ficamos amedrontados quando estamos sozinhos numa situação adversa ? Sozinho você pode até demonstrar certa coragem, mas se estiver acompanhado a coragem irá se multiplicar.
  • A Igreja primitiva enfrentou a pior perseguição de todos os tempos e não parou de crescer. Uma das fontes do vigor dessa Igreja era sua grande comunhão – Atos 4:32-33
  • Por que o povo de Deus tem causado tão pouco impacto em nossa sociedade ? Um dos motivos é o seu individualismo e sua conseqüente desunião – Ecles. 4:9-12
 
  1. É a bíblia que regulamenta a comunhão dos irmãos. Sem a observância dos princípios estabelecidos nas Escrituras a comunhão dos irmãos não persevera. A título de exemplo, vejamos Romanos 12:9-17, onde encontramos os regulamentos da comunhão.
 
  1. Se há contendas e atritos entre os irmãos, isto se deve ao nosso próprio pecado. A comunhão, porém não pode ser quebrada. Se um membro fica zangado, por qualquer motivo, não deve simplesmente abandonar a comunhão ou mudar de Igreja – Mat. 5:23-25
 

CONCLUSÃO
 
 
            A Igreja precisa resgatar a sua característica de comunidade unida, de um grupo de pessoas irmanadas na cruz de Cristo, que trabalham juntas, se motivam e se doam a cada dia.
 
 
 
 
 


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui