Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (651)  
  Contos (939)  
  Crônicas (730)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (204)  
  Pensamentos (640)  
  Poesias (2501)  
  Resenhas (129)  

 
 
Apenas um Minuto
Lidia Maria Cardia
R$ 34,10
(A Vista)



Enredos do Meu Tempo
Roberto Villani
R$ 30,50
(A Vista)






   > O Que é Estar Alfabetizado



Edinaldo Garcia
      ARTIGOS

O Que é Estar Alfabetizado

Breve texto:  

     



 
      Decodificar, entender os símbolos e usá-los para se comunicar. Com estas competências, podemos dizer que o indivíduo está alfabetizado?  Talvez. O conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Nos anos 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas este conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos. Hoje, criaram-se dimensões ainda maiores.                                   
      Alfabetizar, segundo o dicionário, é: Ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária.   
      Para alguns teóricos, essa definição, mesmo estando no dicionário, é muito limitada, pois, alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, significa mostrar que alguns símbolos juntos formam outro símbolo que simboliza um objeto – não necessariamente físico.
      Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).
        Outra concepção do ato de ler e escrever está diretamente relacionada à capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho etc.
 
Referências Bibliográficas:
 
SOARES, Magda. O Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Minas Gerais, Revista Brasileira de Educação. 2004.
Disponível em: >Acessado em: 27/08/2011
 
FREIRE, Paulo. Carta aos Professores. São Paulo. Disponível em:
>Acessado em: 27/08/2011
 
FERREIRA, Aurélio B de Holanda. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 4, ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2000. 30 p.   



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui