Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (651)  
  Contos (939)  
  Crônicas (730)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (204)  
  Pensamentos (640)  
  Poesias (2501)  
  Resenhas (129)  

 
 
SÓ RIA, mesmo que...
Roberto de Souza
R$ 39,52
(A Vista)
INDISPONÍVEL

Cidades-02-189
Airo Zamoner
R$ 104,00
(A Vista)






   > Status adulto: a falsa ideia de superioridade



Kairon Pereira de Araujo Sousa
      PENSAMENTOS

Status adulto: a falsa ideia de superioridade

Em nossa sociedade contemporânea marcada por vários preconceitos, ser adulto é como está no topo da pirâmide, é tornar-se superior, forte e independente. Essa falsa ideia, que inconscientemente é repassada no cotidiano, afeta outra fase: infantil.

As crianças acabam sendo vítimas dessa ideologia do adulto, a qual é colocada como uma fase superior. Quantas vezes você não ouviu frases como: “Você não pode fazer isso”. “Não é coisa de criança”. Vemos crianças imitando comportamentos adultos. Por exemplo: meninas utilizando acessórios de mulheres (adultas), vestindo e falando como elas.
Essa busca pelo status adulto compromete a etapa de crescimento dessas crianças, que veem o mundo infantil, como totalmente dependente, sem privilégios, e anseiam, precocemente, tornarem-se um adulto, pois, somente assim, poderão assumir sua autonomia e independência, podendo ter suas opiniões levadas a sério. Mas, queimar uma etapa tão importante na vida do indivíduo, como essa, pode provocar sérios problemas futuros.

Desmistificar essa ideia de superioridade e repensar a importância de se respeitar cada fase da vida do ser humano, parece ser uma das alternativas para termos pessoas saudáveis e equilibradas psicologicamente.
 


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui