Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (653)  
  Contos (939)  
  Crônicas (730)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (204)  
  Pensamentos (643)  
  Poesias (2504)  
  Resenhas (129)  

 
 
Educação Ambiental na...
Maristela Zamoner
R$ 29,50
(A Vista)



Memórias do Velho...
Heráclito Júlio...
R$ 37,70
(A Vista)






   > Agronegócio a Agricultura Familiar



LUIS CARLOS FERREIRA BERNARDES
      ARTIGOS

Agronegócio a Agricultura Familiar

 AGRONEGÓCIO é um sistema integrado que busca, através da criação de uma cadeia alimentar, que pode ser aplicada em qualquer sistema que agregue valores, produções agrícolas de alto valor para a alimentação humana.
O AGRONEGÓCIO é baseado na necessidade de  tomar como foco  o estudo de  cada etapa, partindo da produção desde o insumo até a sua distribuição, passando pela produção agrícola e agroindustrial. A visão sistêmica proposta neste trabalho determina primeiramente o volume de consumo do produto que a população quer absorver. É o consumidor o responsável pela análise da cultura que será plantada e ele necessita conhecer os hábitos, idade, sexo, religião, educação, consciência ambiental que determinaram as diretrizes do que será consumido.                                                                               
O agronegócio determina a logística dos produtos que saem do campo até o consumidor e a busca da boa distribuição dos produtos agrícolas que baixam os custos de produção.
O processo da Agroindústria bem organizada permitirá oferecer ao mercado produtos com grande qualidade, fazendo com que o consumidor absorva os produtos fabricados com mais prazer e tenha uma alimentação mais apetitosa.
A agropecuária no segmento do agronegócio tem muita importância devido ao fato de ser este setor importante na produção agrícola. É aqui que aplicamos pesquisa, assistência técnica ao produtor, sementes e animais de alta qualidade para serem consumido pela população. Definimos com precisão o real custo de produção de  nossa alimentação e sua qualidade para ser absorvida por todos brasileiros.    
O segmento de insumos é o setor no qual definimos os produtos de alta qualidade que aplicamos em nossas lavouras ou pastagens, para trazermos a nossa mesa, produtos agrícolas de boa qualidade .
Estes cinco segmentos permitirão  a criação de um agronegócio bem estruturado para cada alimento que iremos produzir.
O livro Agronegócio e Agricultura Familiar no Mato Grosso foi escrito com o objetivo de fazer com que a Agricultura Familiar se integre à produção rural do nosso Estado, através do agronegócio. Esta obra permitirá ao leitor ter conhecimento sobre o Mato Grosso, o crescimento de seu agronegócio, população, cobertura vegetal, clima, solo e produção das safras 2013/14 dos principais produtos agrícolas que representam destaques.
A SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Mato Grosso preocupada com os problemas referentes ao desenvolvimento de sua população, desenvolveu  o ZSEE-  Zoneamento Sócio Econômico Ecológico, instrumento técnico – político de grande importância para o Planejamento Estratégico e que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de unidades territoriais, tendo como base um diagnóstico integrado dessas unidades, com informações suficientes para definir diretrizes adequadas de uso e ocupação. Devido a isso, o zoneamento socioeconômico ecológico foi a base que este livro buscou como instrumento técnico, estratégico e efetivo de planejamento, adquirindo respostas ágeis aos problemas sociais, econômicos e ambientais. Desta maneira, serão permitidas intervenções e ações em cada território por meios de planos setoriais integrados de ordenação territorial, do condicionamento da propriedade à sua função social, articulados com os municípios, planos para bem desenvolver a agricultura familiar, objetivando maior produção agrícola.
O Zoneamento Sócio Econômico Ecológico dividiu o Estado em doze Regiões de Planejamento. Nestas regiões foi feita a Avaliação Estratégica para detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar cada município mais eficiente e competitivo, corrigindo assim suas deficiências. A matriz F.O.F.A.  é um acróstico que nos permite analisar a Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça que cada região possui. A análise da F.O.F.A determinará os aspectos favoráveis e desfavoráveis de cada região, permitindo assim, melhorar seu desenvolvimento.
O autor desta obra nos mostra que o agronegócio, por ser um sistema integrado, permitirá a Agricultura Familiar alcançar bons índices de produção agrícola, desde que os sistemas sejam focados para este objetivo. Atualmente, o levantamento feito pelo Censo do IBGE sobre Agricultura Familiar, mostra que 17,8 milhões de trabalhadores rurais são responsáveis por 60% da alimentação brasileira. Por isso é necessário dar mais atenção à Agricultura Familiar em busca de maior produção, pois a agricultura empresarial, a partir de 2006, aplicou em seu setor mais de 106 bilhões de reais, enquanto que aquela aplicou 66 bilhões de reais na Agricultura Familiar em todo o território brasileiro.
No levantamento efetuado nos Assentamentos Rurais, pode ser verificado que os 700 assentamentos levantados no Mato Grosso, atingiram aproximadamente 100 mil famílias, ocupando uma área de 6,6 milhões de hectares, área esta que representa a mesma quantidade da que ocupamos no Estado para produzir soja.
Portanto, a Agricultura Familiar, para alcançar altos valores de investimento, deverá se preocupar em produzir produtos que ganhem o mercado dos alimentos agrícolas e com isto criar condições para seu crescimento.
 A melhor maneira de se alcançar as mesmas produções da agricultura empresarial, através do agronegócio, seria o produtor rural se especializar em tecnologia e cooperativismo.
Mato Grosso é o estado brasileiro de suma importância para o desenvolvimento agrícola, por ser a porta da Amazônia e seu desmatamento descontrolado é o caminho para a destruição da Selva Amazônica. Este livro alerta que o Mato Grosso deve municipalizar o crescimento de suas cidades, de maneira bem planejada para que se possa viver com qualidade junto às futuras gerações.


CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui