Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (655)  
  Contos (940)  
  Crônicas (730)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (207)  
  Pensamentos (645)  
  Poesias (2513)  
  Resenhas (130)  

 
 
A Secretaria do Oeste
Evaldo Cassol
R$ 43,20
(A Vista)



DUBLE - A um passo em...
Guilherme Augusto...
R$ 49,60
(A Vista)






   > Alguns desafios de ser professor



Marlos Mello
      ARTIGOS

Alguns desafios de ser professor

É sempre muito oportuno dialogar sobre as questões que acometem o nosso dia a dia e, no último sábado, dia 21 de outubro, fui convidado a participar de um debate na Rádio Difusora cujo tema principal era o professor: seus dilemas e seus desafios. Nessa mesma oportunidade estiveram presentes as principais autoridades públicas relacionadas a educação no município, a Secretária de Educação Professora Adriana Lara e o Professor José Carlos Nobre, Coordenador da 13ª Regional de Educação.

O diálogo propositivo ocorreu em virtude das comemorações do dia do professor, 15 de outubro, e a principal questão enfrentada pelos debatedores foi: o que é ser docente na atualidade, num mundo cada vez mais digital, com alunos que tem menos tempo de concentração e atenção às falas dos professores e que querem respostas rápidas?

O “mundo digital” trouxe para a sala de aula uma geração de crianças e adolescentes mais questionadores, são pessoas que nasceram “bombardeadas” por informações de todos os tipos, formas, cores, etc. acostumados a fazer várias atividades simultaneamente. Na escola, apresentam grande dificuldade em prestar atenção às explicações, por óbvio, distraindo-se e consequentemente, conversando mais durante as aulas.

No nosso debate constatamos que a representação do docente que ensinava e inculcava saberes e conhecimentos sobre as crianças dóceis faz parte do passado. O planejamento das aulas é hoje muito mais complexo e exige dos professores uma diversificação criativa nas suas estratégias a fim de possibilitar uma interação entre os alunos e entre os conteúdos a serem apreendidos. Nesse processo de preparação e estudo, os docentes podem e devem contar com os cursos de aperfeiçoamento e com os conceitos e teorias do desenvolvimento humano para dar vez e voz aos desejos de reflexão e vontade de aprender que permeia os seus alunos.

Na lista dos principais desafios a serem encarados hoje dentro das escolas consta também a indisciplina, as dificuldades de aprendizagem, os transtornos psicológicos e comportamentais. Não há receitas milagrosas para solucionar esses problemas, mas a boa vontade, o esforço e a criatividade podem fazer a diferença não apenas na vida dos alunos, mas na prática e na profissão dos docentes, pois um dos compromissos da escola deve ser integrar e engajar as famílias e os alunos em todo o processo educativo.  

Em um único debate não é possível tratar de todos os problemas enfrentados pelos docentes, pois são muitos os nossos desafios profissionais. Atualmente, não basta apenas conhecer e explicar os conteúdos, os professores são convocados a ser múltiplos nas suas ações. A era do mundo digital, da inovação colaborativa, representa uma oportunidade de ascensão da criatividade, dos novos jeitos de fazer e conviver em sociedade. Na prática, isso significa buscar novos métodos e ferramentas que privilegiem o trabalho em conjunto, isto é, estratégias de planejamento de aulas mais “inter-atrativas”.          

O diálogo propositivo na Rádio Difusora foi encerrado com a certeza de que o trabalho docente exige atualmente profissionais motivados, seguros de si, das suas competências e do apoio das comunidades e equipes escolares.



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui