Busca: 

Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha
 
  Área do autor

Publique seu texto
  Gêneros dos textos  
  Artigos (641)  
  Contos (940)  
  Crônicas (724)  
  Ensaios (169)  
  Entrevistas (35)  
  Infantil (217)  
  Pensamentos (651)  
  Poesias (2528)  
  Resenhas (131)  

 
 
R$ 25,00
(A Vista)



Ensaios - Filosofia...
Maicon Martta
R$ 36,90
(A Vista)






   > Cultura judaica



Paulo Ramos do Nascimento
      CONTOS

Cultura judaica

Cultura judaica

Os judeus tinham seus rituais e eram levados a sério, afinal eles achavam que isso agradava a Deus.

Quando diziam que era proibido curar no dia de sábado avia algumas restrições, certas doenças consideradas de alto risco poderia ser curada ou tratada, a febre era considerada uma doença perigosa e poderia ser tratada.

Mas se alguém quebrasse um braço no sábado até poderia lavar e enfaixa menos por remédios, pois a época os tratamento eram a base de erva medicinal e passava por alguns preparos, como triturar ou coisa parecida.  

Quando Jesus curou aquele homem das mãos ressequidas os judeus alegaram que isso não traria risco de vida sendo que era um problema que vinha de algum tempo e a cura poderia esperar,

Mas os judeus entraram em contradição porque Jesus não usou nenhum tipo de remédios ou erva, também quando curou o paralitico no tanque de betesda o senhor não usou remédio, mas a fúria dos judeus foi por está carregando a cama que se encontrava deitado, como os judeus tinham inveja de Jesus sempre arrumava pretexto para dizer que estava desagradando o senhor Deus, já avia uma comissão organizada para encontrar uma forma de acusar Jesus perante o sinédrio.

Ler a bíblia é a melhor maneira de conhecer a Deus, mas é muito bom conhecer a história e os costumes dos judeus.

Á historia é muito importante para os estudiosos da bíblia.

Quando Jesus mandou os discípulos sair para pregar ele passou algumas recomendações, não entre em cidade de samaritano, isso parece estranho e dá entender que Jesus não gostava de samaritano. Ele sabia do ódio entre os samaritanos e os judeus de Jerusalém, e essa situação o senhor queria tratar pessoalmente, e veio acontecer quando ele evangelizou aquela mulher prostituta no poço de Jacó.

Jesus também recomendou que não saudasse ninguém pelo caminho.

Como que os discípulos poderiam pregar o evangelho sem saudar ninguém sendo que o inicio de uma conversa começa com uma saudação calorosa.

É que na cultura dos judeus e lembramos que Jesus era judeu, saudar significava perde tempo com qualquer tipo de conversa, ou fofoca, ou bate papo sem qualquer objetivo.

Orientou os discípulos que o tempo seria precioso e eles não deveriam tirar o foco e anunciar as boas novas afinal era o recado de Deus de maneira particular para os judeus e deveria ser tratado com seriedade.

No evangelho de Jesus também diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino do céu.

Para entender é preciso ir para a história e descobrir na cultura dos judeus o que é fundo de uma agulha.

Essa agulha que nós conhecemos, sabemos que isso é impossível, se nós pegar um beija flor que é a ave menor da floresta ainda é impossível, então como um camelo poderia passar pelo fundo de uma agulha.

Lembramos que o senhor disse que é mais fácil e não impossível.

Naquela época as cidades eram cercadas por muros para dar segurança e impedir entrada de invasores que por ventura quisesse tomar a cidade.

Durante o dia todos os portões eram abertos para saída e entrada das pessoas, e durante a noite alguns portões estratégicos tinham outro portão de pequeno porte.

O portão grande era fechado, mas o pequeno que ficava embutido no mesmo portão ficava destrancado, aqueles moradores que chegavam atrasado durante a noite utilizavam o portão menor. Mesmo que estivessem com seus camelos com sua grande carga eles tiravam a carga e levava para o outro lado e o camelo conseguia passar sem a carga e isso era muito trabalhoso, eles teriam que tirar toda a carga do camelo e depois por toda novamente.

Isso foi o motivo que Jesus disse que seria mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino do céu.

Se nós observar muitos usa isso até os dias de hoje, tem um portão grande para entrada do carro e no mesmo portão tem um pequeno para entrada de pedestre.



CADASTRE-SE GRATUITAMENTE
Você poderá votar e deixar sua opinião sobre este texto. Para isso, basta informar seu apelido e sua senha na parte superior esquerda da página. Se você ainda não estiver cadastrado, cadastre-se gratuitamente clicando aqui